Canela de velho: o que é e para que serve?

A Canela de Velho é uma planta usada com frequência em tratamentos caseiros para artrose, artrite reumatoide e atenuar dores de coluna e musculares. Isso porque possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antioxidantes, antimutagênicas, antimicrobianas, antitumorais, hepatoprotetoras e é tônica digestiva.

Se você busca soluções eficazes e simples para alívio de dor, precisa conhecer mais sobre os benefícios da Canela de Velho. Entenda agora tudo sobre a erva.

O que é a Canela de Velho

A Miconia Albicans (canela de velho) é uma planta medicinal, que pode atingir em média três metros de altura. Possui flores brancas e frutos rosados, que ficam com uma coloração verde quando maduros.

É encontrada no cerrado e na Mata Atlântica, pois prefere solo quentes e clima seco. Existem, aproximadamente, 15 tipos diferentes, 11 são eficazes contra dores no corpo.

A planta passou a ser consumida por indígenas e os benefícios se popularizam pelo nordeste do país. Hoje em dia, pessoas de todas as cidades veem o consumo como uma forma de tratamento alternativo.

A Canela de Velho é conhecida por auxiliar na redução das dores e inflamação das articulações, pois possui compostos fenólicos com ação antioxidante, anti-inflamatório e redução de imunogenicidade (mudanças na sequência dos nucleotídeos do material genético de um organismo).

Apesar de já ter sido muito estudada, ainda não foi possível comprovar que promove a cura. Entretanto, muitos relatos contam sobre a melhora em relação aos sintomas de doenças articulares.

Motivo do apelido

A Miconia Albicans recebeu o nome de “canela de velho”, porque geralmente é usada para tratar sintomas de doenças comuns em idosos.

Para que serve?

Aprenda agora como você pode ser beneficiado com o consumo da canela de velho.

Tratamento da Artrose

A artrose (ou osteoartrite) ataca as articulações e promove o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. Como a canela de velho possui propriedades anti-inflamatórias, a cartilagem e ossos afetados podem ser beneficiados. Além disso, elimina a dor e inchaço.

No alívio de dores

Há uma crença popular que diz que a canela de velho ajuda no alívio de dor, seja ela por sintoma de artrite e artrose ou por dor muscular.

Colabora em tratamentos caseiros

A canela de velho pode ser usada em tratamentos caseiros para artrose, artrite reumatoide, fibromialgia, dores e inflamação das articulações, dores na coluna, bursite, reumatismo e tendinite.

Ajuda na purificação sanguínea

A canela de velho atua como purificador sanguíneo e estimulante sexual, além disso ajuda com o circulatório e controle de diabetes, reduzindo a taxa glicêmica.

Benefícios para a digestão e intestino

Por possuir muitos nutrientes que atuam como tônico digestivo, a canela de velho age contra doenças estomacais (gastrite, refluxo, azia e má digestão, por exemplo) e intestinais (como diarreia).

Retarda o envelhecimento

A canela de velho ajuda a neutralizar os radicais livres, o que ajuda a eliminar toxinas do corpo e retardar o envelhecimento.

Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer

A planta possui propriedades antioxidantes e antitumorais, além de ação protetora das células contra os danos no DNA. Sendo assim, ajuda a prevenir ou retardar alguns tipos de câncer.

Canela de velho vs. Esportes

Pessoas que fazem musculação ou crossfit costumam ter tendinite e bursite. Essas inflamações afetam negativamente o desempenho nas modalidades. Geralmente, são temporárias, entretanto, caso não seja feita a recuperação adequadamente, podem virar crônicas. Uma maneira de aliviar os sintomas e tratar em casa é consumindo canela de velho.

O que é tendinite?

canela de velho para tendinite

O tendão transmite força de contração muscular necessária para mover um osso. A tendinite é uma inflamação ou irritação no local.

As causas mais comuns são trauma local e “overuse” (excesso de movimentos), que podem ser agravados por mau condicionamento físico e postura.

O que é bursite?

As bursas são pequenas bolsas que ficam localizadas entre os ossos e estruturas móveis (como músculo, pele ou tendão). A bursite é uma inflamação no local.

Quais são os sintomas de tendinite e bursite?

Os sintomas de tendinite e bursite são semelhantes: dor e rigidez, agravadas por movimento; dor noturna; inchaço local.

Pode ser causada por um trauma de forte intensidade, por microtraumas repetitivos, ou associada a condições reumáticas, metabólicas, infecciosas, e mesmo sem causa específica.

Há contraindicações para a Canela de Velho?

A canela de velho não deve ser consumida por pessoas alérgicas a planta, mulheres grávidas e lactantes.

Quais é a quantidade ideal de ingestão diária?

Não existe uma quantidade específica de consumo de canela de velho. Entretanto, é importante não exagerar, porque a erva possui propriedades estimulantes, podendo afetar o coração, além de causar sensação de mal-estar no estômago.

Recomenda-se, no máximo, a ingestão duas vezes ao dia.

O consumo da canela de velho é seguro?

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), o uso das folhas com finalidade medicinal é aparentemente seguro. Porém, devem ser feitos estudos regulares de verificação. Já a pesquisa feita Universidade Estadual Paulista (UNESP) aponta que há riscos para a saúde por conta da alta concentração de alumínio na erva.

Sendo assim, consumir canela de velho é seguro desde que seja comprada em local especializado. Recomenda-se não cultivar a planta em casa.

Canela de velho pode ser usada como tratamento alternativo?

Para realizar tratamento alternativo com a canela de velho é preciso ter o consentimento de um profissional da saúde. Caso o médico concorde, é importante adquirir a erva de um local de confiança.

Lembrando que o tratamento convencional é muito importante, portanto, preferencialmente a canela de velho deve ser usada como um complemento.

Como consumir canela de velho?

A canela de velho pode ser comprada em gotas, cápsula e folha. Com as folhas, é possível fazer um delicioso chá.

Como fazer o chá?

Ingredientes

70 g de folhas secas de canela de velho;

1 litro de de água.

Modo de preparo

Colocar a água no fogo e assim que ferver, tire. Adicione as folhas secas e deixe descansando por 10 minutos. Por fim, coe.

Chá de canela de velho é bom?

O gosto de chá de canela de velho é suave, porém pessoas com o paladar mais sensível podem não gostar. Para driblar o sabor e ainda usufruir dos benefícios, você pode adicionar açúcar demerara. (link para a matéria)

 Onde comprar

Antes de adicionar na rotina a ingestão de canela de velho, procure um local de confiança para comprar a erva. No cerrado, há predominância de metal no solo por conta da exploração mineral, portanto é importante saber se as folhas não estão cheias de alumínio que foram absorvidos.

A Zona Cerealista oferece excelentes preços para canela de velho em gotas e a granel. A Lojas Americanas tem várias opções da erva, com preços e descontos exclusivos. As duas lojas fazem entregas com frete em conta.

Qual é o preço médio?

A canela de velho custa entre R$ 7 e R$ 10. Para adquirir o produto com desconto, assine nossa newsletter e tenha acesso a cupons inéditos.

 

Receber Cupons Exclusivos de produtos naturais e receitas fitness

* campos necessários