como aumentar a imunidade em 4 passos

Como aumentar a imunidade em 4 passos

Em momentos, como o que estamos vivendo o fator mais importante para manter a saúde é aumentar a imunidade. Leia este texto até o final que te darei dicas de como aumentar a sua imunidade.

Falarei também, como você pode aumentar a imunidade de maneira natural, através de quais alimentos, e os suplementos que você pode tomar.

Há vários casos em que você deve fazer isso, e essa pandemia do covid-19 é uma delas.

Como aumentar a imunidade de maneira natural?

Quando falamos em aumentar a imunidade falamos também em adotar um estilo de vida mais saudável.  

Há muitos fatores de risco vindo de hábitos ruins que as pessoas em geral têm.

Talvez você já tenha visto essas afirmações em outros contextos, mas mesmo assim seguem as orientações:

  • Pare de fumar ou não fume, muito menos narguilé que é potencialmente multiplicado em termos de agressão ao corpo de quem fuma;
  • Tenha uma dieta rica em frutas, vegetais e legumes;
  • Faça exercícios regularmente, o jogo de futebol ou vôlei do final de semana não conta, precisa ser bem mais regular do que isso;
  • Mantenha-se no peso correto para sua altura;
  • Não beba álcool, se beber que seja socialmente, e procure bebidas que tenham algum benefício como o vinho, que possui um antioxidante importante, que desacelera o processo de envelhecimento;
  • Beba muita água;
  • Durma bem, cada pessoa tem sua quantidade de sono adequado, isso vai depender de fatores como idade, peso, se tem ou não doenças, descubra a sua e durma bem;
  • Evite infecções tomando algumas atitudes como lavar sempre bem as mãos, higienizar os alimentos que vão à geladeira, cozinhar muito bem as carnes, principalmente as de porco;
  • Troque as gorduras ruins por gorduras boas, por exemplo, evite biscoitos recheados e regue sua salada com azeite de oliva;
  • Coma mais alimentos fermentados como os iogurtes, o chucrute, ou então suplemente alimentos probióticos; Produtos probióticos que contenham a bactéria Bifidobacterium animalis são boas opções;
  • Tome sol regularmente, cuidado com os horários de risco;
  • Diminua ao máximo o uso de açúcar branco;
  • Evite o estresse e as incomodações;
  • Não fique triste por muito tempo, sugiro, de vez em quando assistir filmes de comédia, aqueles que fazem a gente se torcer na gargalhada.

15 Alimentos que estimulam o sistema imunológico

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Frutas cítricas

Acredita-se que a vitamina C aumenta a produção dos glóbulos brancos, que são as células responsáveis pela imunidade.

Quase todas as frutas cítricas possuem uma grande quantidade de vitamina C.

São frutas cítricas: acerolas, toranjas, laranjas, tangerinas, limões e limas.

O corpo não produz, nem armazena vitamina C, portanto você deve ingerir essa vitamina todos os dias.

A necessidade diária é de 75 mg para mulheres, e 90 mg para homens.

Pimentões vermelhos

O pimentão vermelho também possui uma quantidade enorme de Vitamina C.

Ele possui 3 vezes mais que a laranja Flórida, por exemplo.

Também é rico em betacaroteno, que é convertido em vitamina A e faz muito bem para os olhos e pele.

Brócolis

O brócolis tem muitas vitaminas A, C e E, e minerais, fibras que ajudam a regular o intestino e antioxidantes.

Para conseguir levar esses poderosos nutrientes para o prato, o melhor método de cocção é o vapor.

Alho

O alho é usado em muitas culinárias pelo mundo, seus benefícios são conhecidos desde muito tempo atrás.

O alho consegue retardar o endurecimento das artérias, diminuir a pressão alta e diminuir as inflamações pelo corpo.

Gengibre

O gengibre tem a fama de diminuir inflamações, bastante usado para reduzir a dor de garganta e doenças inflamatórias.

Ele também é bom para diminuir náuseas.

Espinafre

É outro superalimento rico em Vitamina C, antioxidantes e betacaroteno, todos auxiliando para aumentar a imunidade.

Deve ser cozido minimamente como o brócolis para manter seus nutrientes.

Iogurtes

Os iogurtes que você deve procurar são aqueles que dizem ter bactérias vivas e ativas, como o iogurte grego.

Essas bactérias ajudam a estimular o sistema imunológico.

Procure adquirir iogurtes com sabor natural, já que os com outros sabores possuem grandes quantidades de açúcar.

Esses iogurtes possuem Vitamina D que também regula o sistema imunológico.

Amêndoas

São ricas em vitamina E, também aumenta a imunidade.

Além da vitamina E ela possui gordura boa.

Adultos precisam cerca de 15 mg de vitamina E, meia xícara de amêndoas chega nessa recomendação diária.

Sementes de girassol

Também possui uma boa quantidade de vitamina E, além de B6, fósforo e magnésio.

Estudos mostram as sementes de girassol um bom alimento para combater a gripe H1N1.

Outros alimentos que também possuem vitamina E são abacate e folhas verdes escuras.

Açafrão

Usado há anos como anti-inflamatório no tratamento de osteoartrite e artrite reumatoide.

Como um anti-inflamatório ajuda na manutenção da imunidade e é antiviral.

Chá verde

O chá verde também é uma boa fonte do aminoácido L-teanina. A L-teanina pode ajudar na produção de compostos anti-germes nas células T.

Prefira sempre o chá verde ao chá preto, esse último destrói o antioxidante, não conseguindo o efeito esperado.

Mamão papaia

O mamão papaia é outra fruta com muita vitamina C.

Ela possui também uma enzima digestiva chamada papaína que tem efeitos anti-inflamatórios.

Também tem quantidades boas de potássio, magnésio e folato.

Kiwi

Cheio de vitamina C, além dele tem folato, potássio e vitamina K.

Caldo de galinha

Sua mãe te dava caldo de galinha quando você pegava um resfriado ou quando atacava o intestino?

Com certeza você continua com esse hábito depois de grande.

Não era superstição nem efeito placebo.

O caldo de galinha possui vitamina B6 que ajuda na formação de novos glóbulos vermelhos.

Mariscos

Os mariscos são ricos em Zinco, ele faz com que nossas células imunológicas funcionem da melhor forma possível.

Alguns mariscos que tem Zinco são:

  • Ostras
  • Caranguejo
  • Lagosta 
  • Mexilhões

Em relação ao Zinco você deve cuidar com as quantidades diárias recomendadas, que são 11 mg para os homens e 8 mg para as mulheres.

Zinco em excesso faz efeito ao contrário que é inibir a função do sistema imunológico.

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Vitaminas para aumentar a imunidade

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Há estudos mostrando a ligação da diminuição da imunidade com a desnutrição.

Pode-se observar isso em pessoas idosas, com condições financeiras boas, mas que tem quadros seguidos de infecções por diminuir a ingestão de alimentos ou não variar o cardápio, sendo sempre as mesmas refeições, e também em pessoas pobres, que não tem como comprar o alimento diário e são subnutridas.

Temos uma guerra acontecendo quando diminuímos a qualidade da alimentação comendo sempre as mesmas coisas e a diminuição da imunidade própria da idade que vai aumentando.

Sem muita saída, devemos suplementar as vitaminas e minerais.

Aumentando a quantidade de vitaminas e minerais é possível aumentar a imunidade.

É comum uma deficiência de vitaminas como A, B6, C e E, ácido fólico e minerais como zinco, selênio, ferro e cobre.

É importante, quando você for ao médico pedir exames que verifiquem as quantidades dessas vitaminas e minerais no seu corpo.

Conforme a alimentação pode ser que tenha alguma vitamina ou mineral faltando para você, acarretando em alguns problemas de saúde e diminuindo a sua imunidade.

Veja com seu médico quais estão faltando e peça a ele a suplementação dessas vitaminas e minerais.

Onde comprar a suplementação para aumentar a imunidade?

Como vimos, é possível ajudar a aumentar a imunidade com uma alimentação muito saudável e bem variada.

Porém as quantidades pequenas de alimentos saudáveis e a repetição de pratos faz com que você não atinja a recomendação diária de muitas vitaminas e minerais.

Precisamos sim suplementar essas vitaminas e minerais faltantes.

Com doenças como H1N1 e Covid-19, você precisa fortalecer seu  sistema imunológico.

Abaixo, deixo alguns link, onde você pode comprar, com segurança, os suplementos necessários para te ajudar nessa tarefa.

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