Como economizar no supermercado: 13 dicas EFICIENTES!

Como economizar no supermercado? Tradicionalmente, os gastos com alimentação representam uma fatia considerável do orçamento das famílias brasileiras. Em tempos de mudanças drásticas na economia, saber como gastar menos no mercado faz toda a diferença. Conheça a seguir 13 dicas super eficientes para economizar no supermercado.

Dicas para economizar no supermercado

1. Faça uma lista de compras

A preparação para economizar no supermercado começa em casa, com um tempo para listar todos os itens que precisam ser comprados. Vale abrir os armários e a geladeira para verificar se você ainda tem determinado produto em “estoque”. Essa dica ajuda tanto a limitar o que você vai comprar quanto gastar menos tempo nos corredores do mercado.

2. Separando a lista em seções

Para ganhar ainda mais tempo e evitar passar por corredores que podem tirar o foco da economia, organize a sua lista de compras agrupando os produtos em seções. Você pode, por exemplo, segmentar em produtos de limpeza, frutas e verduras, carne, frios, entre outros.

3. Organize sua agenda de acordo com o que vai comprar

Grandes supermercados costumam fazer promoções diárias, com um dia para descontos na carne, outro nas verduras, um terceiro na limpeza, etc. Você pode se organizar para visitar o mercado no dia daquilo que mais consome em sua casa ou variar, de acordo com o segmento que precisa mais em determinada semana.

4. Catálogos online

compras de supermercado online

Algo bastante comum nos mercados do Brasil é a presença do catálogo de ofertas, onde a marca apresenta as principais promoções da semana. Você sabia que é possível encontrar esses folhetos na Internet? Seja no site dos mercados ou em páginas dedicadas a reunir catálogos de diferentes marcas, essa é uma boa forma de comparar preços sem sair de casa.

5. Considere comprar pela internet

Além de evitar gastos com gasolina e estacionamento, ao comprar pela internet você pode aplicar um cupom de desconto. Esse tipo de código libera um desconto que abate parte do saldo final e pode ser encontrado em plataformas especializadas, como a nossa. Assim, basta acessar o site, pesquisar pela marca do mercado, pegar o cupom e economizar! E saiba que existem vouchers promocionais para lojas de roupas, eletrodomésticos, móveis, etc.

6. Nem toda promoção é boa

É comum que os supermercados apresentem ofertas de “última hora” logo na entrada. Por mais que o desconto seja atrativo, lembre-se sempre de conferir o prazo de validade que, por vezes, já é para o dia ou a semana seguinte. Compre somente aquilo que você sabe que vai usar dentro do tempo limite.

7. Evite passar pelos corredores que você gosta (e não precisa comprar)

Se uma de suas áreas preferidas do supermercado é a sessão de beleza e não há nada desse segmento na sua lista de compras, evite passar pelo corredor. Ao se colocar neste ambiente, resistir à tentação vai ser mais difícil.

8. Frutas e verduras da estação

O Brasil é um país riquíssimo em matéria de agricultura, com uma enorme variedade de frutas e verduras. Entretanto, o preço varia bastante, especialmente quando não é a estação de determinado alimento. Sempre que possível, consuma de acordo com a estação, para economizar no supermercado e se alimentar bem.

9. Olhe para cima, para baixo e para os lados

Todos os produtos de um supermercado são posicionados de forma que você compre o que é mais caro. Não é à toa que o sabão em pó mais famoso fica na linha dos olhos. Antes de colocar qualquer item no carrinho, olhe para o que há em cima, em baixo e dos lados do produto mais famoso. Você pode encontrar boas promoções.

10. Produtos do mercado ou marcas genéricas

Existem alguns produtos que preferimos levar sempre da mesma marca, enquanto outros podem ser substituídos com base no preço. Farinha, margarina, óleo e alguns produtos de limpeza são bons exemplos. Para esses itens, vale conferir os produtos com o selo do mercado ou de marcas não tão famosas para economizar.

11. Clube de descontos

Se você tem o hábito de fazer compras sempre no mesmo mercado, pode conferir se há algum clube de descontos disponível. Nesse tipo de clube, as marcas oferecem preços especiais para os clientes cadastrados, o que pode fazer bastante diferença no saldo final.

12. Dê uma chance para o mercado de bairro

Nas cidades brasileiras, é comum que pequenos mercados tenham que enfrentar a concorrência das grandes redes. E por mais que esses mercadinhos não sejam tão confortáveis ou com tanta variedade, podem esconder bons preços, especialmente nos produtos básicos. Ao comprar de um mercado do bairro você gasta menos com combustível e ainda ajuda a economia local.

13. Não vá ao mercado com fome

Essa dica é antiga, mas é verdadeira – e a psicologia explica. Quando estamos com fome, há a tendência de gastarmos mais com comidas que podem ser consumidas naquele momento, assim como a paciência para analisar promoções e preços desaparece. Antes de sair, faça um lanchinho.

Dados da Nossa São Paulo e Ibope Inteligência, apontam que 43% dos brasileiros tem na alimentação o maior gasto mensal. Se você se enquadra nesse perfil, saiba que com criatividade e uma boa estratégia nas compras, é possível reduzir os gastos, direcionando esses valores para realizar outros projetos.

Agora que você viu como economizar no supermercado, alguns supermercados que são famosos por suas vendas online:

Como economizar no Supermercado Online

Divulgamos ofertas de produtos e das melhores lojas de comida online como Extra e Carrefour. Pegue nossas ofertas para aproveitas os descontos e comprar mais barato online e receber em casa.

  1. Carrefour 
  2. Magrela Shop
  3. Natue
  4. Use Orgânico

Ofertas de supermercados online

[content-egg module=Zanox template=grid]

[content-egg module=LomadeeProducts template=grid]

[content-egg module=Linkshare template=grid]

Nessas lojas online você encontra produtos saudáveis, orgânicos e até refeições veganas!

Gostou do nosso artigo?

Cadastre-se na lista para receber promoções e ofertas exclusivas!