O que é fitness? Entenda o conceito e 5 tendências

“Agora me tornei fitness”. Quantas vezes você já não ouviu essa frase por aí? Muito se fala sobre o conceito, mas quase ninguém sabe o que é fitness de verdade. Será que tem a ver com dieta? Ou com preocupação com a estética corporal? Entenda de uma vez por todas o que é fitness.

O que é fitness? Aprenda o significado

A palavra “fitness” significa aptidão. Em grosso modo, está ligado ao condicionamento físico necessário para realizar determinas tarefas. Como exemplo: um jogador de futebol precisa ter resistência para correr o campo durante o tempo do jogo dando o máximo de si. Caso não tenha, haverá fadiga.

Pessoas sedentárias têm um baixo nível de aptidão física. Ou seja, não têm as capacidades biomotoras para o bom condicionamento, como equilíbrio, resistência cardiorrespiratória, força muscular e flexibilidade.

Como deixar o sedentarismo de lado?

o que é fitness e o sedentarismo
seu celular te atrapalha na prática de exercícios?

A melhor forma de deixar o sedentarismo de lado é buscar ajuda de profissionais de nutrição e educação física. Alguns alimentos concedem energia necessária para realizar os exercícios.

Combinando isso com um programa de treinos moderado, de pouco em pouco será criada resistência e, como consequência, emagrecimento e aumento de massa muscular.

Fitness está ligado a manter a boa forma física, associada, principalmente, com a pratica de exercícios físicos. Mas isso não quer dizer que loucuras devam ser cometidas.

É importante buscar uma maneira sustentável e segura, direcionado ao objetivo específico para conquistar a boa forma.

Como ser fitness?

Para ter um corpo fitness, você precisa aprender, antes de mais nada, como ser fitness. Em tese, será preciso adotar uma série de comportamentos que serão determinantes para o sucesso do seu projeto de vida. Confira algumas dicas para isso:

  • Chega de dar desculpas para realizar exercícios físicos
  • Torne o seu treino como uma obrigação
  • Crie uma rotina
  • Durma, pelo menos, seis horas por noite
  • Alimente-se bem e com produtos naturais
  • Planeje seus dias
  • Organize seu tempo
  • Tenha pensamentos mais positivos e motivadores

Quais são as maiores tendências fitness?

Agora que você já sabe o que é fitness, conheça as maiores tendências no ramo.

HIIT

Os treinos intervalados de alta intensidade (HIIT) são exercícios que alterna movimentos leves com os de muita intensidade. Entre os benefícios estão: ganho de força, resistência cardiorrespiratória e otimização de tempo na academia. Por ter alta intensidade, é preciso fazer com acompanhamento de um profissional, já que isso evita o risco de lesões. Caso feito com segurança, está garantido um treino eficaz e dinâmico.

Acessórios tecnológicos

relógio inteligente
usar relógio inteligente ajuda nas práticas de exercícios

Relógios inteligentes, monitores cardíacos e outros acessórios tecnológicos estão entre as maiores tendências fitness. Essas ferramentas ajudam a verificar a frequência cardíaca e a quantidade de calorias gastas no treino.

Exercícios feitos com o peso do corpo (Calistenia)

A calistenia, exercícios feitos com peso do corpo, não exigem o uso de qualquer tipo de aparelho. Ao contrário do que muitos pensam, o resultado é igualmente eficaz. Não há necessidade de pagar mensalidade em academia, pode ser feito em qualquer horário, melhora força e coordenação motora, aumenta a resistência e potência e ajuda na queima de gordura.

Entre os exercícios, estão: flexão, agachamento, burpee, abdominal, isomerias e tríceps no banco.

É possível evoluir gradativamente com a prática, contando apenas com improvisações: banco, degraus, cadeiras, saco de arroz, etc.

Treinamento funcional

O treinamento funcional tem a duração máxima de 60 minutos. Os movimentos são de alta intensidade e promovem melhoria na flexibilidade, tonificação muscular, performance e postura, emagrecimento e desenvolvimento de condicionamento cardiorrespiratório.

Como as aulas são ministradas por professores qualificados, o risco de lesão é reduzido.

Crossfit

tendências fitness

O Crossfit combina força muscular, flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória em uma única modalidade. Os treinos são divididos em aquecimento, técnica e “missão do dia” (WOD). O objetivo do crossfit é trabalhar as percepções de limite do próprio corpo, já que leva ao esgotamento físico e mental.

Proporciona resultados rápidos, emagrece e constrói músculos. Além disso, reduz o estresse, trabalha a autoconfiança e deixa o corpo preparado para diversas situações.

Prática de esportes

Para ser fitness, você não precisa morar na academia ou em um box de crossfit. Também pode se jogar em diversos tipos de esporte que proporcionem o bom condicionamento físico. Como exemplo, natação, futebol, basquete, pole dance e vôlei.

Qual a diferença de fitness e wellness?

O que é fitness?

Fitness, como já explicamos, está ligado à aptidão física. O objetivo é melhoria de desempenho e potencialização de resultados.

O que é wellness?

Wellness está ligado ao bem-estar. Sendo assim, o intuito é beneficiar corpo, mente e interação social. A preocupação não tem a ver com a estética, mas sim com um estilo de vida mais saudável e tranquilo.

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Quais são os alimentos fitness?

o que é fitness
comida saudável e fitness

Não basta saber o que é fitness, se você quer melhorar seu desempenho, é preciso começar a colocar em práticas uma série de condutas. Fora os exercícios físicos, você também precisa se concentrar em uma boa alimentação.

Uma alimentação fitness não está ligada a restrição. Os alimentos de dieta devem ser ricos em vitaminas, nutrientes e naturais, excluindo os processados. Conheça o que não deve ficar de fora do seu prato:

Cereais, raízes e tubérculos

Esse tipo de carboidrato complexo é fundamental para fornecer energia para realizar atividades cotidianas. São eles: arroz, milho, aveia, pães, massas, batata.

Leguminosas

As leguminosas são ricas em proteínas vegetais, ferro e fibras. Não devem ser consumidas em quantidade moderada. Ex: lentilha, feijão, soja, grão de bico.

Frutas, verduras e legumes

Frutas, verduras e legumes são riscos em nutrientes, como vitaminas, fibras e minerais. São importantes para o bom funcionamento do organismo e devem ser consumidos diariamente.

 

*O único profissional habilitado a prescrever dieta é o nutricionista. Para obter resultados assertivos para o seu objetivo, procure o profissional.

Alimentos fitness fakes

o que é comida saudável
comidas saudáveis

Existem uma série de alimentos que muitas pessoas acreditam ser fitness, mas, na verdade, não são.

Veja a lista daquilo que deve ter cuidado ao consumir.

  1. Barrinha de cereal
  2. Peito de peru light e demais embutidos “zero gordura”
  3. Refrigerante zero ou light
  4. Pão integral
  5. Iorgurte sem fermentação natural
  6. Suco de caixinha ou de pózinho
  7. Biscoitos e bolachas integrais

Qual a diferença entre alimento fitness e funcional?

Os alimentos fitness são aqueles que ajudam a melhorar o desempenho na atividade física, como ovo, frango e aqueles ricos em antioxidantes. Já os funcionais, são aqueles que focam na melhoria da saúde, como peixe, azeite e sementes.

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